sábado, 15 de janeiro de 2011

Coragem, gente, coragem.

"Eu gostaria de ir embora para uma cidade qualquer, bem longe daqui, onde ninguém me conhecesse, onde não me tratassem com consideração apenas por eu ser “o filho de fulano” ou “o neto de beltrano”. Onde eu pudesse experimentar por mim mesmo as minhas asas para descobrir, enfim, se elas são realmente fortes como imagino. E se não forem, mesmo que quebrassem ao primeiro vôo, mesmo que após um certo tempo eu voltasse derrotado, ferido, humilhado - mesmo assim restaria o consolo de ter descoberto que valho o que sou."
Caio Fernando de Abreu. 

Falam que vir pra cá é coragem. Que estar longe de todos que sempre estiveram por perto desde que me entendo por gente, é coragem.  Que abrir as asas (citando Mila Queiroz rs) e voar pra cá (mesmo que seja pela TAM), é coragem. Que sair do cômodo de um apartamento com amigas para morar numa casa cheia de estudante que eu nunca vi na minha vida, é coragem. Que dividir sala, TV, cozinha, quase tudo em comum, é coragem. Que estar longe, fisicamente, dos carinhos da família, dos amigos e dos amores, é coragem. Que deixar de andar nas ruas tão conhecidas para outras nunca antes pisadas, é coragem. Que ir de onde tudo "estava sob controle" para encarar algo novo, ter jogo de cintura com diversas situações e firmar algo, profissionalmente falando, é coragem.

Coragem, o que é coragem?

Conquistar espaço, pessoas, lugares é ter coragem? Eu sei que eu tenho coragem de conhecer. Pelo conhecimento, sou sedenta. Seja ele qual for. Aí a gente vai, vê se presta ou não, e escolhe o que é encantador.

Eu queria estar em vários lugares ao mesmo tempo e ter o poder do teletransporte. Eu queria ter coragem para ser isso. Eu queria entender o porquê da gente ainda jogar tanto lixo na rua, gastar tanta água, fazer tanto mal à natureza, mesmo sabendo que o impacto disso tudo pode ser VISTO e SENTIDO (cerca de 550 mortos com as enchentes causadas pela "chuva"; Calor da porra em Recife!; Nos países frios, têm gente morrendo de frio?) hoje. HO-JE.

Quero saber quando é que a gente vai ter coragem de ser gente.